quarta-feira, 3 de junho de 2009

ATIVIDADES DA FORMAÇÃO - REFLEXÃO SOBRE O TEXTO "Por que meu aluno não lê?"

Segundo o texto lido, percebe-se que o gosto pela leitura tornou-se um problema para todos.
Concordo plenamente com o autor quando ele fala sobre as dificuldades encontradas e as situações que fazem com que os alunos aumentem ainda mais essa resistência pela leitura: o ambiente, a escolha dos temas, a formação dos profissionais, o próprio professor que não possui o hábito de ler ou simplesmente não gosta de ler.
Esses são alguns dos vários fatores que impossibilitam os nossos educandos a ter o gosto de ler, pois até mesmo durante o período de alfabetização foi algo monótono, sem apresentar nenhum sentido para ele, o que possibilitou ainda mais um certo trauma pela leitura.
Estratégias de leitura:
-Rodas de leitura;
-Visitas à biblioteca;
-Utilização de textos atuais e que tenha alguma repercussão forte – que chame atenção;
-Textos ilustrativos ou que estimule a criatividade;
-Favorecer um ambiente acolhedor, aconchegante;
-Estimular a produção textual a partir do entendimento do que foi lido e através de oficinas;
-Provocar, instigar, questionar;

Sabemos que ler é uma prática básica, essencial para aprender. Quando citamos aprender, quer dizer viver plenamente seu papel de cidadão, mesmo fazendo parte de uma época em que proliferam os recursos áudio visuais, informática entre outros, que se impõem com todos os seus poderes econômico e processual, pode se constatar que nenhum equipamento substitui a leitura.
Assim é de extrema relevância que todos se unam em prol de melhorar o nível de leitura por parte de nossos alunos, seja de qual fase de vida for, sendo que nem todos tem a oportunidade de vivenciar bons hábitos de leitura.
Por isso, acredito que, antes de trabalhar o aluno, temos que trabalhar o professor a despertar o seu próprio gosto pelo ato de ler, e a preparar de fato as suas aulas de modo que elas tenham mais sentido e mais coerência com o cotidiano do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário