quarta-feira, 3 de junho de 2009

GESTAR II - FOTOS DA OFICINA INTRODUTÓRIA - DIA 03 DE ABRIL DE 2009







































No dia 03 de abril de 2009 na Escola Eliza Moreira Ferraz, aconteceu a Oficina Introdutória do Programa Gestar II em Formosa da Serra Negra-MA.
Foi dividido em dois momentos: pela manhã foram feitas as inscrições, repassadas as informações sobre o Guia Geral e entrega de material aos cursistas: onde utilizamos os slides com as seguintes informações:

FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA
PROGRAMA GESTAR II
INFORMAÇÕES SOBRE O GUIA GERAL
CARACTERIZAÇÃO DO GESTAR II
· Formação continuada- ferramenta de profissionalização; não se deve entender como acúmulo de cursos;
· Por que semipresencial?
· Baseia-se nos PCN´S;
· Possui dois módulos: I- TP´s 3 a 5 – até Julho 2009 e o II – 1, 2 e 6 no restante do ano;
· Possui: OFICINAS COLETIVAS; PLANTÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO;
· A avaliação é feita através das oficinas, material que produz, desempenho nas oficinas, avaliações de conteúdo; PÁG: 50 a 51
· A certificação dependerá dos seguintes fatores: freqüência (90%), conceitos emitidos pelo formador referentes à Lição de Casa ou à Transposição Didática, desempenho nas oficinas e avaliações; auto avaliação; apresentação e desenvolvimento do projeto a ser desenvolvido na sala de aula em que trabalha; A SEMED É A RESPONSÁVEL PELA CERTIFICAÇÃO;
· O GESTAR II, baseia-se na concepção sócio-construtivista, ou seja, professor e aluno constroem juntos o conhecimento – há uma grande cumplicidade entre professor e aluno;
· O professor é um mediador, e o seu trabalho compreende: fazer um diagnóstico pra ter como base na preparação das aulas; selecionar técnicas; criar ambiente propício; incentivo à aprendizagem; proporcionar o trabalho individual e em grupo; trabalhar de forma interdisciplinar; promover o entrosamento dos alunos com outras salas e outras escolas, quando possível;
· O programa proporciona aos professores a oportunidade de conhecer novas técnicas e adequá-las à sua realidade;
· Valorizar a auto-avaliação e outras formas, que não sejam só orais e escritas;
· A escola deve fazer a mobilização da comunidade escolar pra explicar o Programa e também pra refletir sobre as suas respectivas metas; esclarecer que a maior contribuição da família não é somente o acompanhamento das atividades, mas a de fazer a relação entre o estudo e a escola; é ter uma postura crítica, propositiva, colaborativa;
· Se faz necessário que, no dia da reunião de mobilização da comunidade escolar, fique claro que: além do acompanhamento das atividades do programa, é necessário que ao final de cada semestre, os diretores das escolas, os funcionários, os demais integrantes da comunidade escolar participem de reuniões de avaliação das ações e do progresso dos alunos. Nesta reunião, é que cada um deve se sentir responsável e comprometido com os resultados
· O GESTAR II proporciona momentos de construção individual e coletiva;
· O que são as OFICINAS? São momentos de reunião para ampla discussão; realizadas a cada 2 unidades; proporciona momentos que motivam o professor a relacionar a teoria com a prática; antes de cada oficina os cursistas devem ler e fazer as devidas atividades com os seus alunos e a reflexão das mesmas para conter no seu portfólio; nessas oficinas além de serem apresentados os trabalhos feitos em sala de aula, são momentos de leitura, reflexão e aprofundamento dos pontos necessários;
CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA
ATIVIDADES
TEMPO ESTIMADO (HORAS)
1-Estudos Individuais
120 h
2-Estudos Coletivos
80 h
3-Lição de Casa ou Socializando o Conhecimento
60 h
4-Projeto
40 h
TOTAL
300 h

· Estudos individuais obrigatórios – fazem parte da carga horária. E devem ser dedicados, pelo menos, 5 horas semanais;
PROJETO: pág.51 a 52
- deve ser entregue somente na finalização do programa
- deve ser interdisciplinar;
- sugestão de tema: LEITURA
AS EXPECTATIVAS DE MUDANÇAS A PARTIR DO GESTAR II
- todos estão envolvidos;
- como é interdisciplinar, os professores de outras áreas devem fornecer textos e problemas para os Cursistas.
- cada integrante da escola tem sua função;
MATERIAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
· 1 Guia Geral;
· 6 cadernos de Teoria e Prática;
· 1 caderno do Formador;
· AAA versão do aluno;
· AAA versão do professor.
No segundo momento as formadoras fizeram as suas primeiras reflexões a respeito do programa, explicaram os materiais e fizeram algumas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário