quarta-feira, 3 de junho de 2009

MEMORIAL

Sou Sônia Maria de Arruda Albuquerque, tenho 27 anos, sou casada há 11 anos e tenho uma filha maravilhosa de 4 anos.
Minha vida escolar iniciou-se quando eu ainda tinha 03 anos de idade. Como eu era louca pra ir à escola, minha mãe me incentivou, confeccionou meu uniforme e me levou para a escola. Em 1985, não tinha pré-escola, apenas uma classe de alfabetização, e devido minha pouca idade, estudei dois anos sem está na matrícula.
Todos dizem que eu era muito esforçada. Sempre gostei de participar de todas as comemorações e em destaque.
E assim continuei todos os anos de minha vida. Sempre me dedicando o máximo em tudo o que eu faço.
Como leitora, meus livros preferidos eram os contos de fada. Acho que por isso me tornei uma pessoa muito sonhadora – até demais, às vezes.
Eu sempre gostei muito de escrever. Mas depois meu gosto maior era pela matemática, principalmente da 6ª à 8ª série com o professor Valdir Barros. Chorava muito quando não conseguia uma nota dez em qualquer avaliação.
Na escola onde estudei todo o ensino fundamental não tinha biblioteca. Os livros que líamos eram apenas aqueles que nossos pais conseguiam comprar. Como minha mãe viajava muito, comprava muitos gibis, pois eram os meus preferidos.
Em 1995 saí de minha cidade para estudar o Ensino Médio em Grajaú, cidade a 80 km da minha cidade natal. Somente lá tive a oportunidade de visitar e conhecer uma biblioteca. Fiz meu cartão e sempre pegava alguma coisa pra ler, principalmente os clássicos da literatura que eram obrigatórios na escola.
A professora Vanda Barros, Professora Rosenilde e professora Marlene, foram as que me marcaram muito. Pelo esforço, dedicação, serenidade, paciência e amor pelo que faziam e até hoje fazem.
Nessa época adorava todas as disciplinas, menos História. Acreditava que não tinha muita importância, acredito que por causa do professor que me deixou muito traumatizada no início. Ainda hoje tenho dificuldade em trabalhar essa disciplina.
O Cortiço e Senhora, foram os que mais me marcaram, pois como eu não tinha o hábito de ler esses clássicos, tive muita dificuldade em assimilar a mensagem do livro.
Em 1997 terminei o Ensino Médio. Em seguida me casei e voltei pra minha cidade nata.
Apenas com o curso educação geral, tive que fazer um curso de complementação pedagógica para que eu pudesse ser professora.
No final do ano de 1998 tive a oportunidade de fazer o vestibular para Pedagogia e fui aprovada.
Durante o período da faculdade enfrentei vários desafios, mas aprendi muito graças ao meu esforço e aos professores maravilhosos que tivemos.
Um professor em especial me marcou muito: o Professor Batista. Ele foi quem mais contribuiu, apesar de bastante tradicional. Mesmo assim, foi ele que nos deu força pra enfrentarmos os desafios e obstáculos que apareceram.
Sou muito tímida, mas durante o período como universitária perdi um pouco do medo do público e também de fazer novas amizades. Era muito criticada por ser calada e por me manter distante das pessoas.
A LDB, Paulo Freire e Emília Ferreiro, foram os principais estudos que fiz durante o período de universitária, pois eram muito importantes para a minha vida como profissional.
Atualmente, não sou uma leitora de livros clássicos, mas de temas mais voltados para o meu cotidiano como coordenadora educacional. Leio muito Augusto Cury, Celso Vasconcelos, Circe Ferreira, Paulo Freire, entre outros.
Recentemente estou lendo : Nove Olhares sobre a Supervisão; Indagações sobre o Currículo; Projeto Político Pedagógico – dicas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário