quarta-feira, 3 de junho de 2009

REGISTRO REFLEXIVO DAS 40 HORAS DA FORMAÇÃO INICIAL

No período de 16 a 20 de Fevereiro de 2009, estivemos no Colégio Liceu Maranhense, em São Luís-MA, para participarmos da Formação Inicial do Programa Gestar II.
Chegamos lá com uma enorme expectativa. Mas logo na chegada, começamos a ficar desanimados, pois o encontro foi mal organizado e não conseguimos participar nem mesmo da cerimônia de abertura porque não tinha espaço suficiente.
Na tarde do dia 16 fomos identificar a nossa sala e o formador que iríamos ficar juntos para passarmos a semana de aprendizagem. A expectativa ainda era muito grande e as dúvidas iam surgindo a cada momento, atormentando alguns colegas a ponto de mudarem de sala.
No final do segundo dia, como as dúvidas ainda permaneciam, chamei a colega formadora Carlisangela e fomos estudar o Guia Geral. E só a partir daí que começamos a entender melhor a proposta do curso.
Nesse período foram estudadas as TP's 3,4 e 5.
Na TP 3 foram estudados os Gêneros e Tipos Textuais onde realizamos algumas atividades para caracterizarmos e diferenciarmos uma coisa da outra. Uma das atividades realizadas foi o Cordel onde será postada nesse blog o que construímos.
Na TP 4 foram estudados textos com referência a Leitura e Processos de Escrita I, onde também realizamos vários estudos nesse sentido, inclusive uma atividade sobre o texto "Por que meu aluno não lê?", que será postada nesse blog.
Na TP 5 foram realizadas atividades realacionadas a Estilo, Coerência e Coesão, onde várias imagens foram observadas para analisar juntos os assuntos abordados.
Durante toda a semana participamos ativamente das atividades propostas, mas sempre com um pouco de angústia, preocupação, sem saber se realmente daria certo ou não a implantação do Programa.
Fizemos todas as atividades tentando ser o mais otimista possível, mas sempre ouvindo dos colegas as dificuldades encontradas e o pessimismo em desenvolver o projeto.
Em 20 de fevereiro encerramos a formação com grande alegria, tanto porque voltaríamos pra casa, quanto porque teríamos mais um desafio em nossas vidas que é o de implantar o Programa Gestar II em Formosa da Serra Negra-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário