terça-feira, 23 de junho de 2009

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS

RELATÓRIO

COORDENADORA – Sônia Maria de Arruda Albuquerque
MUNICÍPIO – Formosa da Serra Negra – MA
TELEFONES – 99-3565-1070/1277
E-MAIL – semedfsnegra@hotmail.com
BLOG: salbuquerque01.blogspot.com
INÍCIO DAS ATIVIDADES : 03 DE ABRIL DE 2009 COM A OFICINA INTRODUTÓRIA
Em Linguagem são 34 cursistas inscritos, 31 cursistas freqüentando e 03 cursistas evadidos.
Em Matemática também são 34 cursistas inscritos, 31 cursistas freqüentando e 03 cursistas evadidos.
A evasão aconteceu em baixo índice, apenas 9%, e por motivos variados como: gravidez, casos de doença na família, incompatibilidade de tempo e dificuldades no deslocamento.
O Planejamento da Oficina Introdutória foi realizado em conjunto com as formadoras das duas áreas, onde programamos os materiais a serem trablhados.
O cronograma foi elaborado de acordo com as necessidades e realidade dos cursistas: nas sextas-feiras, quinzenalmente, com os encontros de 8 horas – para cada área.
Em Linguagem já foram realizadas 6 oficinas, sendo uma introdutória e cinco oficinas coletivas para as TP’s 3,4 e 5, restando apenas uma oficina para concluir a TP 5, já marcada para o dia 26 de junho.
Em Matemática já foram realizadas 05 oficinas, sendo uma oficina introdutória e quatro oficinas coletivas, para as TP’s 1, 2 e 3, restando ainda dois encontros para concluir a TP 3, marcadas para o mês de junho e julho.
Durante a implantação do programa (onze encontros – seis de Linguagem e cinco de Matemática), enfrentamos muitos desafios, assim como:
-Implantação: quanto à participação, importância do curso para o cursita e para o aluno;
-Cooperação: por parte dos cursistas entre si e demais colegas da escola;
-Apoio: ajuda de custo aos formadores e cursistas.
Conseguimos superar alguns desafios, outros ainda tendem a ser superados.
Outras dificuldades foram encontradas durante a realização das oficinas:
-não realização das atividades durante o período das fortes chuvas no município, onde as aulas foram suspensas por um determinado período;
-falta de articulação do planejamento envolvendo também as atividades do Gestar II;
-tempo dos cursistas destinado ao autoestudo, tendo em vista que a maioria tem uma carga horária de 40 horas;
-problemas com o local da realização dos encontros – pois antes, eram realizados na Biblioteca Pública Municipal, mas esta foi completamente depredada e não teve mais condições de funcionar. Nesse caso, as oficinas tiveram de acontecer nas salas cedidas pela Escola Eliza Moreira Ferraz, atrapalhando assim as aulas dessa escola.
Diante dessas dificuldades, eu como coordenadora, tomei algumas providências para solucionar as mesmas, como: debate com as turmas em relação ao planejamento e necessidade de articulação, local, conscientização da necessidade de um cronograma de estudo.
Além das conversas com as formadoras locais, sempre busquei informações com a formadora da UNB Valquíria Bezerra, por e-mail e/ou telefone, onde ela sempre buscou responder as minhas dúvidas demonstrando muito interesse em estar nos ajudando.
As oficinas coletivas de ambas as formadoras são realizadas de forma dinâmica, com problematização das atividades, resolução de tarefas em grupo e individualmente e estudos de casos.
Os cursistas, até então, na sua maioria, demonstram bastante interesse, participação e compromisso na realização das tarefas e na freqüência nas oficinas.
As formadoras apresentam comportamento satisfatório em relação ao Programa, demonstrando segurança no desenvolvimento dos trabalhos, bom relacionamento com os cursistas e com a coordenadora também, buscando sempre está acompanhando o desenvolvimento deles em sala de aula na aplicação do Gestar, isso através das visitas às escolas e entrevistas com os diretores.
O Gestar II veio de encontro com a necessidade dos nossos professores, pois apresenta recursos importantes na ampliação do conhecimento em relação ao uso da linguagem e da escrita onde terão melhores condições de compreender e avaliar mais adequadamente os textos lidos e ouvidos.
Desafios, conquistas, obstáculos, fazem parte do nosso cotidiano em qualquer área de atuação e não seria diferente na implantação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Mas, não será por isso que desistiremos de alcançar bons resultados, mesmo porque são essas dificuldades que nos impulsionam a lutar por dias melhores na educação formoserranegrense.
“Reaja com todas as forças que encontrar em seu coração, e terá a beleza da vida em redor de si mesmo”.
(...)

Um comentário:

  1. Parabéns Sônia!!!
    Seu blog ficou ótimo. Continue postando. E assim, reagindo com a força do coração, "aprenderemos a matemática da emoçao"(Augusto Cury).
    Beijos
    Valquíria
    Formadora - UNB

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